Páginas

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

PROJETO DENGUE

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA SADAO WATANABE
RUA DOS AGAPANTOS, 550.
FONE- (066) 3511-1910








PROJETO DENGUE







Vanderli Fernandes G.Bocca
Sinop, Outubro 2013

Justificativa:

Conhecer sobre os cuidados que devemos ter para evitar o crescimento de focos do mosquito. Auxiliando para melhoria da sociedade e conscientizando os adultos sobre a importância de prevenir o mosquito da Dengue.

Objetivos Gerais:

Refletir sobre a necessidade das medidas preventivas para o bem estar social.
Criar atitudes organizadas para o cuidado da família e consequentemente da sociedade, valorizando a saúde e os meios da conservação da mesma.

Previstas Etapas:

* Conversa informal sobre o tema em questão...
* Desenho Interpretativo da prevenção.
* Entrevista com adultos que já foram picados pelo mosquito e que fazem para evita-lo
* Construção de um painel ensinando a prevenir o mosquito.
* Elaborar uma música Combatendo o mosquito.
* Ronda pela escola a procura de focos de Dengue.
* Software educativo (da dengue)

Propostas para finalização:

*Mural de Trajetória:
*Pessoas com dengue...
* Pessoas evitando a Dengue
*Confecção de uma lembrancinha do mosquito da Dengue!
*Cartazes de conscientização.


Avaliação:

A avaliação será dada mediante uma abordagem do tema, dos questionamentos, das atitudes, da Participação e Cooperação do trabalho durante a Realização do projeto.

Sugestões de Planejamento:

Língua Portuguesa: 
* Uso da linguagem oral, ao trocar informações e conhecimento.
* Reflexão quanto à escrita: palavra - fonema
* Leitura de noticias (textos significativos)
*Formação de frases sobre tema


Matemática:
* Sequência Numérica
* Noções de grandeza, direção e sentido.
POSIÇÃO.

Natureza e Sociedade:
* Comparando uma qualidade de vida do homem em seu grupo social.
*Direitos e Deveres do Cidadão.


Música:

Dengue não (a canoa virou) 

Eu sou um mosquitinho que vive a voar!
Não agua meus ovinhos vão se multiplicar!
Se, você meu amigo, não se prevenir...
Garanto que a dengue vou lhe transmitir!
Se você não se cuidar, à dengue pode matar (bis).

terça-feira, 5 de novembro de 2013

FILMES PARA REFLEXÃO 
AMARGO REGRESSO (DEFICIÊNCIA FÍSICA)
Um retrato realista dos efeitos da guerra do Vietnã nas famílias dos soldados americanos. Enquanto seu marido luta no Vietnã, mulher se apaixona por um soldado paraplégico, amargurado pelas memórias traumáticas da guerra.

A MÚSICA E O SILÊNCIO (DEF. AUDITIVA)
Desde a mais tenra idade, Lara serviu de intérprete para seus pais surdos, ajudando-os a se comunicar com os outros. Já crescida, ela demonstra grande talento musical. É quando surge um dilema em sua vida, pois, se quiser abraçar uma promissora carreira, terá que mudar-se para Berlim.

À PRIMEIRA VISTA (DEF. VISUAL)
Traz através de seus personagens valiosas lições sobre a aprendizagem.
O personagem convivia com a deficiência visual desde a infância e percebia o mundo através das sensações, seus outros sentidos eram apurados e ele desenvolveu várias habilidades que supriam a falta da visão.

CASTELOS DE GELO (DEFICIÊNCIA SENSORIAL)
(Ice Castles) Patinadora adolescente é descoberta por famosa treinadora, que transforma a garota em campeã mundial. No auge da fama, ela sofre acidente, que a deixa cega, tendo de recomeçar do zero, com a ajuda do namorado.

COMO ESTRELAS NA TERRA -( DISLEXIA) 
Como Estrelas na Terra é um filme indiano. Como estrelas na terra relata, essencialmente, a história de vida de uma criança com dislexia. Retrata, de forma bastante clara e lucidativa, as emoções do disléxico e as reações familiares, assim como as consequências familiares e sociais.

 DE PORTA EM PORTA (DEF. FÍSICA)
História real de Bill Porter, vendedor com deficiência que superou suas limitações e preconceitos.

ENIGMA DAS CARTAS (AUTISMO)
Esse drama narra a história de uma garotinha de 6 anos de idade que, ao perceber que havia perdido seu pai, fecha-se para o mundo, deixando de se comunicar com as pessoas, inclusive com sua própria mãe.  Narra, ainda, o desesperado esforço que esta faz para ter sua filha de volta.
FELIZ ANO VELHO (DEF. FÍSICA)
Vencedor de seis prêmios no Festival de Gramado, inclusive o de melhor roteiro, narra história de um universitário que mesmo sendo mergulhador fica tetraplégico após um mergulho em um lago raso. Na cadeira de rodas, recorda a sua adolescência.

FORREST GUMP O CONTADOR DE HISTÓRIAS - (DEFICIÊNCIA INTELECTUAL)
O Contador de Histórias Oscar de melhor filme, ator, diretor, roteiro, montagem e efeitos especiais. O filme mostra como um rapaz com QI abaixo da média, consegue, por acaso, viver um período da história dos EUA. No filme há participação de um amputado das pernas.

JANELA DA ALMA (DEF. VISUAL)
Um documentário sobre a deficiência visual, no qual 19 pessoas com diferentes graus - da miopia à cegueira total, falam como vêem os outros e como percebem e sentem o mundo. Personalidades como Marieta Severo (atriz), Hermeto Pascoal (músico), Arnaldo Godoy (vereador), Evgen Bvacar (fotógrafo e professor de estética da Surbone), José Saramago (prêmio Nobel), Wim Wenders (cineasta), Oliver Sachs (neurologista), e muitos outras fazem surpreendentes e inesperadas revelações sobre a visão. Premiações.


JOHNNY VAI À GUERRA (DEF. MÚLTIPLA)
Ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes. Um jovem volta da primeira guerra mundial, drasticamente mutilado, sem as pernas, braços e, ainda, sem um pedaço da face, fica num leito de hospital. A chocante mensagem anti-bélica foi censurada em diversos países.

MARY AND MAX (SÍNDROME DE ASPERGER)
Max escreve uma carta a Mary depois de anos sem mandar notícias devido ao seu problema de saúde, que logo saberia que é Síndrome de Asperger. O personagem faz comentários oportunos sobre suas dificuldades em relação a esse autismo 'leve'.

MEU FILHO MEU MUNDO (AUTISMO)
Quando nasceu, Raun era um saudável e feliz bebê. com o passar dos meses, seus pais começam a observar que há alguma coisa estranha com ele, sempre com um ar ausente. um dia vem a confirmação do que suspeitavam... Raun era autista. decidem então penetrar no mundo da criança, acreditando que somente o milagre do amor poderia salvá-lo

MEU NOME É RÁDIO ( DEF. INTELECTUAL)
Uma grande fonte de informações para quem quer entender quais são os dramas de uma pessoa com deficiência intelectual, ao se expor numa sociedade que demonstra despreparada para recebê-la.

MEU PÉ ESQUERDO (DEF. FÍSICA)
Oscar de melhor ator e atriz coadjuvante. Esta é a história real do escritor e pintor irlandês Christy Brown, sequelado de paralisia cerebral, desde bebê, que conseguiu pintar e escrever usando para isto, apenas o seu pé esquerdo.

NASCIDO EM 4 DE JULHO (DEFICIÊNCIA FÍSICA)
(Born On The Fourth Of July) Soldado americano que defendia ideais de seu país, é ferido no Vietnã e fica paraplégico. No hospital, começa a questionar a posição americana na guerra e se decepciona. Torna-se um ativista político e é considerado traidor. Baseado em história real. Oscars para direção e montagem.

O GAROTO SELVAGEM (DEF. INTELECTUAL)
Cantão de São Sernin, França, 1798. Três caçadores acham uma criança selvagem, que possui 11 ou 12 anos. Ele é apelidado de Selvagem de Aveyron (Jean-Pierre Cargol), sendo que se alimenta de grãos e raízes, não anda como um bípede nem fala, lê ou escreve. O professor Jean Itard (François Truffaut) se interessa pelo menino, que é levado a Paris para determinar seu grau de inteligência e ver como se comporta a mentalidade de um menino que desde cedo foi privado da educação, por não conviver com ninguém da espécie.

O OITAVO DIA (SINDROME DE DOWN)
Prêmio de melhores atores em Cannes. Ao vagar sem rumo pelas estradas da França, um empresário estressado, por pouco atropela um jovem com da Síndrome de Down. O empresário leva-o no seu carro e a partir daí nasce uma profunda amizade entre os dois.

ÓLEO DE LORENZO (DEF. FÍSICA)
O filme é baseado em fatos reais. Conta a história de Lorenzo e da luta dos seus pais para salvá-lo de uma rara doença, recusando o prognóstico médico de uma doença incurável, com perspectiva de vida de dois anos.

RAIN MAN ( AUTISMO)
Rapaz viaja a asilo a fim de aproximar-se do irmão autista e herdar toda a fortuna paterna sozinha. Em sua viagem de volta, os dois redescobrem os antigos sentimentos e passam a viver juntos e sem ressentimentos.
É possível encontrar uma relação bem completa de filmes, uma colaboração de 


segunda-feira, 4 de novembro de 2013


      Deficiente
Deficiente é aquele que não consegue modificar sua vida,
aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, 
sem ter consciência de que é dono do seu destino.

Louco é quem não procura ser feliz com o que possui.

Cego é aquele que não vê seu próximo morrer de frio,
de fome, de miséria. E só têm olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

Surdo é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um 
amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e
quer garantir seus tostões no fim do mês.

Mudo é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

Paralítico é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
Diabético é quem não consegue ser doce.

Anão é quem não sabe deixar o amor crescer. 

E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois Miseráveis são todos que não conseguem falar com Deus.

A amizade é um amor que nunca morre.

(por Mário Quintana)